Ne-Yo nasceu em Camden, Arkansas, batizado como Shaffer Chimere Smith. "Chimere" é um nome originário da língua ibo na Nigéria, que significa "Deus da Escritura". Seu pai é afro-descendente, e sua mãe é de ascendência africano, americano e chinês, ambos eram músicos.
Quando criança, ele foi criado por sua mãe, depois que ela se separou do seu pai. Na espera de melhor oportunidade, sua mãe resolveu mudar a família para Las Vegas, Nevada. Enquanto ele estava na escola, Smith adotou o nome artístico "GoGo" e se juntou a um grupo de R & B chamado Envy. O grupo se desfez em 2000, e ele decidiu ficar no setor e fazer um nome como compositor, e foi sua
composição em colaboração com a equipe de produção norueguesa Stargate,
que chamou a atenção e resultou em sucessos de Rihanna, como Unfaithful e Take a Bow. Ne-Yo assinou contrato
com a Columbia Records, mas, depois de gravar seu
primeiro álbum, foi retirado do rótulo antes mesmo que pudesse
soltá-lo. "That Girl" era para ser primeiro single de seu álbum. A
musica acabou regravada pela cantora Marques Houston como
single de seu álbum MH 2003. O lançamento da canção levou a Ne-Yo ser reconhecido como um compositor superior.
Ele tambem compôs o
hit "Let Me Love You" para o cantor Mario. O lançamento do single de
sucesso nos EUA provocou uma reunião informal entre Ne-Yo e
chefe da gravadora Def Jam, e assinar um contrato de gravação. Impulsionado pelo sucesso, Ne-Yo lançou seu primeiro álbum, apropriadamente intitulado In My Own Words, gerando quatro hits, incluindo So Sick. Durante esse período, ele também marcou o seu maior triunfo como compositor, co-escrevendo com Beyoncé Irreplaceable em 2006.
Seu segundo album, de 2007, Because of You, ganhou o Grammy de melhor álbum Contemporâneo e R&B, enquanto Year of the Gentleman e Libra Scale produzui hits incluindo Closer e Beautiful Monster, ambos que liderou as paradas britânicas. Ne-Yo teve cinco músicas no top dez da Billboard Hot 100 como artista principal e dois álbuns número um na Billboard 200.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Favor não escrever nada que seja ofensivo!